quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Mestre das Armas: Autoconhecimento

Sou cinéfilo doente, não perco um filme de qualidade. Desde de criança aprendi a valorizar a sétima arte, até o ponto de desejar ser diretor de filmes de ação. Isso mesmo! Eu tinha esse desejo quando criança. Mas não sou apenas de assistir e vibrar com um bom filme e comentar que foi "massa", sou também de tirar uma boa mensagem para trazer para a vida e refletir, como também indicar. Um desses filmes que marcaram foi O Mestre das Armas estrelado por Jet Li. Confiram:

título original: (Huo Yuan Jia)
lançamento: 2006 (China, Hong Kong, EUA)
direção: Ronny Yu
atores: Jet Li, Shido Nakamura, Betty Sun, Yong Dong.
duração: 103 min
gênero: Ação

Sinopse: Huo Yuanjia (Jet Li) foi o maior e mais famoso mestre de toda a China. Porém, após uma grande guerra, o país foi dominado por estrangeiros. Decididos a acabar com a auto-estima do povo chinês, os novos governantes organizam um torneio que contará com guerreiros de vários países. A idéia é mostrar a todos a superioridade dos estrangeiros frente aos chineses. Mas o que eles não esperavam era que Huo decidisse também participar da competição.



O maior e melhor conhecimento que existe é o autoconhecimento. O nosso personagem  no filme percebeu isso quando viu que o seu maior inimigo era ele mesmo: o seu eu interior. Quantas vezes não somos levados por nós mesmo a sermos piores e a consequência de nossos atos nos levam a nosso própria desgraça? Quando dizemos algo que não queríamos, quando não nos dedicamos a algo que nos faz bem ou quando não valorizamos algo que já temos. Acredito sim que todos nós temos um lado ruim (mal), pelo menos um pouco do que nos levar a agir por meio de impulso, sem paciência e reflexão, e a acabar "quebrando a cara".  
O nosso lado ruim deve ser combatido e dominado, pois ele nunca vai desaparecer. Muitas vezes eu errava comigo mesmo e com outros a minha volta, porque deixava esse meu lado sair e me dominar. Quando a razão cedia à emoção e os instintos me deixavam confuso. É uma eterna aprendizagem, mas que com o tempo e muito empenho podemos conseguir superar. Afinal somos humanos, estamos sujeitos a erros, e são eles que nos tornam melhores.
Assista ao filme e perceba o quanto é interessante olharmos para dentro de nós e fazermos uma boa reflexão.



O lobo que existe dentro de nós 
Uma noite, um sábio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: "A batalha é entre dois ‘lobos' que vivem dentro de todos nós".

Um é mau: é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é bom: é alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: "Qual lobo vence?"
O sábio respondeu: "Vence aquele que você alimenta..."

Pense nisso...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é o amor?


Uma vez me perguntei a respeito. Penso que o amor é como o encontro com Deus; é sempre uma experiência pessoal. Se você procurar na internet, vai achar filmes românticos, músicas apaixonantes, imagens encantadoras, poesias inesquecíveis e muitas frases famosas de pessoas famosas.

Não sou experiente o bastante para falar, mas como todo ser humano sei sentir e refletir. Às vezes imagino o amor como um rio. Sim, um rio ele começa tímido sempre em uma pequena nascente frágil de águas transparentes e brilhantes, encanta com certeza; às vezes um pequeno córrego que sai do solo, transformando-se em riacho ao longo do caminho corajoso e destemido, isso lembra os momentos em que o sentimento se desenterra e cria força e coragem para surgir da escuridão que o aprisionava; há a possibilidade também dele estar no topo de uma montanha, quase inatingível, porém de modo congelado e frio até que um pouco de vibração em suas partículas o faz descongelar e ele descer ao seu destino, para o seu curso normal.

No seu curso o que não faltam é obstáculos, acontecimentos que tentam impedir o seu desenvolvimento, estes superados, contornados; subidas e descidas, como num rio violento cheio de irregularidades e instabilidade: Há também quedas d'água, que assustam e encantam, estas parecem fazer o amor despencar lá de cima para um fim certo, porém ele só segue no intuito de se chocar com algo mais resistente para aos poucos mostrar que é mais forte. 

Ele pode ser sinal de vida, ou como meio de alcançar os objetivos. No meio do caminho existem os afluentes, que aumentam o seu volume e dão mais experiência, trazem para si algo a mais que o torna maior. E quando surge outro rio no meio do caminho, o encontro das águas, o encontro de vidas, encontro de cursos que se se complementam e formam um só sonho.

Mas no final todos vão para um só lugar: o mar. Penso que assim é o lugar para onde todas as almas que realmente amaram vão se encontrar umas com as outras e também com o Criador, de volta ao seu lar original. Como se na verdade estivessem voltando para a sua origem; conforme o ciclo da água se manifestou, quando as gotículas foram evaporadas pelo calor do Sol para virarem nuvens e caírem em forma de chuva, o qual as levou para viver uma vez num curso de um rio a sua história. Da mesma forma que as almas são chamadas para o céu pelo Pai, para virarem estrelas, quando já completaram o seu ciclo e viveram o seu amor devido no rio da vida.

Como dizia Michelangelo Buonarroti: O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu.
Ele é o cara!

Primeira postagem

Bom para começar, já tinha tentando antes postar um blog na web, mas a preguiça ou mesmo a falta de interesse não me deixavam começar. Neste dia, diante da oportunidade, pensei: "por que não?". Vou escrever sobre minhas ideias, coisas que gosto de fazer, quem sabe sai uma poesia etc. Não vou tentar aqui ser um formador de opinião, afinal irei escrever para mim. Se de alguma forma esse passa-tempo pode ser um modo de aliviar a tensão ou descobrir algum talento, isso o tempo irá dizer.

Sou novo nisso, não tenho muito domínio, confesso que estou um pouco ansioso, mas assim que você já estiver lido este artigo, espero já ter tornado este meu blog bem interessante. Tenho alguns amigos que já tem o seu blog e divulgam avidamente, verdadeiros talentos. Acho que serviram de incentivo, como também o muito tempo disponível que eu tenho na internet.
Pois muito bem vamos lá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...